terça-feira, 10 de março de 2009

Objetivos de Criação de Cavalos

Domingo, 3 de Agosto de 2008

Objetivos da Criação
Na maioria das raças é prática considerar “criador” ao dono da matriz na época da cobertura. Também pressupor que a escolha do garanhão atenda a um objetivo pré-estabelecido. O estabelecimento de um objetivo é que distingue a criação, da produção de cavalos, na qual se cobre uma matriz com o objetivo precípuo da obtenção de um produto para futura comercialização.
Os objetivos de criação em longo prazo podem levar a três direções distintas: recriar uma raça, preservar a uma raça ou à tentativa de obter um tipo totalmente novo de cavalos. É evidente que a criação de alguns animais de tempos em tempos pode vir a se tornar um passatempo prazeroso. Produzir uma safra anual de produtos visando a comercialização é atividade que pode propiciar lucro. Mas “criar” é orientar a criação por toda a vida, na tentativa de obter ou preservar a um cavalo perfeito.
O Manual do Criador da ABCCC apresenta em sua página de abertura o Standard da Raça onde estão definidas as características morfológicas que o cavalo crioulo deve atender. Considerando as notas morfológicas alcançadas pelos melhores exemplares da raça presentes nas provas julgadas por jurados indicados pela Associação, conclui-se de imediato que o biótipo padrão estabelecido para o cavalo Crioulo ainda não foi alcançado; que não existe nem jamais existiu um único animal que tenha atendido na íntegra ao padrão adotado para a raça e que todos os criadores, considerado o termo na acepção da palavra, devem seguir com o objetivo da recriação da raça, entendido como tal a sua melhoria.
Não é fácil, no entanto melhorar uma raça de cavalos. Os resultados não se manifestam em períodos de anos ou mesmo décadas. Sem inteligência, diligência e uma seleção impiedosa, um criador pode encerrar seu trabalho de toda uma vida sem nenhum progresso evidente. É como disparar um artefato espacial em direção a um objetivo anos luz distante. O sucesso ou insucesso do empreendimento somente ficará caracterizado anos após o lançamento, caso logre ou não o artefato entrar na órbita do astro pretendido. A menos que se manifestem erros crassos ao longo do percurso, correções de rota são desprovidas de qualquer sentido prático.
É fundamental, portanto que o criador mantenha seus objetivos pré-determinados e não altere seus critérios ao longo do período necessário para a obtenção de resultados. Este conceito não é, muitas vezes levado em consideração pelo criador, posto que algumas questões, na forma segundo a qual lhe são apresentadas, levam-no a proceder de forma diametralmente oposta e mesmo julgar que as mudanças de percurso segundo os ditames da moda e o momentâneo valor dos animais no mercado são o caminho mais correto e seguro a ser seguido.
De acordo com esta linha de pensamento muitas são as questões a ser discutidas entre as quais destacamos segundo exclusivamente nossos critérios as a seguir apresentadas:
Primeira Questão: Padrões de Julgamento
Com o decorrer do tempo e a alternância de jurados, os padrões de julgamento naturalmente sofrem alterações. Impõe-se a pergunta: devem os criadores, comprometidos com seus programas de longo prazo ajustar objetivos de acordo com as alterações dos critérios de julgamento? A resposta a esta pergunta é fundamental ao futuro da Raça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário